Ao desenvolver a identidade visual da minha marca, The Fashionista Bureau, fui capaz de compreender ainda mais as necessidades e desafios dos empreendedores e como pensar GRANDE em pequenos negócios.
Tendo isso em mente, eu decidi escrever sobre a relevância de um logo personalizado com exemplos de jobs que eu realizei no final desse post.
1 – A primeira impressão é a que fica
O logotipo é a primeira impressão da sua marca e se o design for impactante, isso vai despertar interesse do seu consumidor e convidá-lo a descobrir mais sobre o seu negócio. Ele precisa refletir o estilo profissional e tom de voz da marca, se não, as pessoas não vão interagir com a sua marca.
Estudos mostram que o design exerce papel expressivo em termos de persuasão porque uma parcela considerável da população é aprendiz visual. Sendo que o apelo visual é capaz de dominar a atenção em apenas 50 milissegundos de uma reunião, por exemplo.
Então, um logo que se destaca cria a oportunidade perfeita para persuadir como primeira impressão e possivelmente será mais memorável para sua audiência, uma vez que logos de alta-qualidade aumentam as chances de engajamento nas redes sociais e outras plataformas.

Foto: Business of Fashion
2 – Pode estar em qualquer lugar
Logo é o elemento gráfico mais reconhecível da sua marca e introduz todas as comunicações da sua marca através de diferentes tipos de mídia e campanhas de marketing. Por esse motivo, o logo precisa ser adaptável a diversas plataformas como redes sociais, website, embalagens e etc.
Quando uma mensagem de marca é bem-sucedida ao integrar identidade visual e design gráfico, as pessoas automaticamente associarão ações de marca com o seu logo e marca através do apelo visual. Em outras palavras, é muito importante que a aplicação do logo seja realizada em todas as ações de marca, respeitando a identidade visual; uma vez que esse é um jeito de propagar a mensagem da marca com consistência.

Foto: Random Studio
3 – É memorável: imagem e símbolo
Logo é o elemento visual que identifica a sua marca e, quando bem-sucedido, as pessoas conectarão sua estética com a ideia sobre quais são os produtos/serviços da sua marca, como isso pode ajudar os seus consumidores e como os faz sentir. Também é importante lembrar que as pessoas podem esquecer o nome da sua empresa, contudo, automaticamente associarão a identidade visual com experiências de marca e memórias.
O design do seu logo pode ser abstrato, literal ou uma mistura dos dois contextos, todavia, ele precisa expressar a personalidade da marca e através da composição de elementos (tipografia, cor, ícone) para trazer uma mensagem visual relevante.

Foto: Business of Fashion
4 – Diferencia você da sua competição
É possível mostrar que a sua marca é única se o logo transmitir o propósito de marca eficientemente. Por exemplo, se você tem uma marca de beleza com apelo sustentável, é possível se diferenciar de outras marcas de beleza através de elementos da identidade visual como cor (possívelmente verde) e materiais de embalagem (recicláveis), por exemplo.
O seu logo pode ser encarado como um ponto de diferenciação porque o mesmo simboliza valores e culturas presentes em sua marca, mostrando porque o seu cliente deveria escolher a sua marca ao invés de outras. Por exemplo, ele pode representar o tom de voz da marca (divertido, influencial, socialmente consciente e etc) e forças (excelência, diversidade, pioneirismo e etc).
Para Rebecca Robins, diretora global da Interbrand, “estamos vivendo a ‘Era da Experiência’ e a ‘Era do Você’ em um mundo com a ploriferação de pontos de contato, a forma como marcas se conectam com cultura é um símbolo das crenças da marca, confiança e fortalecimento do seu ponto de vista”.

Foto: Alexander Tamargo/Getty Images
5 – Inspira fidelidade de marca
Um logo impactante pode atrair pessoas que ainda não sabem sobre a sua empresa, despertando interesse nos seus produtos e serviços, uma vez que antes de o consumidor adquirir bens e serviços, o mesmo vai checar a presença visual de determinada marca.
Identidade visual também pode contribuir para construir fidelidade de marca ao longo do tempo, ao mesmo tempo que o negócio se consolida e conquista fãs da marca. Nesse sentido, o mesmo profissionalismo do design gráfico é esperado em relação à autenticidade da marca em seus diferentes canais. Consumidores escolhem apoiar marcas que possuem discurso e paixão alinhados com a experiência de marca como um todo, promovendo a tão desejada conexão emocional entre marca e clientes.
À medida que sua marca conquista uma audiência maior, o seu logo se torna mais familiar e essa identificação criará percepções positivas como credibilidade e acessibilidade. Em consequência, o mesmo pode demonstrar espírito empreendedor quando estabelece uma cobertura de mídia e marketing mais relevante, gerando mais vendas e tráfego no website, por exemplo; ao mesmo tempo em que estreita os laços emocionais com o publicos-alvo.

Foto: Amazon
The Fashionista Bureau Portfolio
Trabalhando com branding no Reino Unido, tive a oportunidade de criar logos para clientes com negócios na Inglaterra e Brasil. Abaixo trago dois exemplos de trabalhos que claramente mostram a importância dos símbolos para a criação da identidade visual, uma vez que os símbolos representam uma forma de comunicar um conceito, facilitanto a comunicação.
Primeiramente, é muito importante lembrar que o mesmo símbolo pode representar diferentes significados e interpretações de acordo com cada cultura. Pode-se dizer que símbolos são clichês que, na criação de um logo, podem se transformar em uma arte única, artenasalmente criada para ser impactante quanto à sua memorização.
1 – Criação de identidade visual para Catalyst Matchmaking
Catalyst Matchmaking é uma marca de Norwich (Inglaterra) que é especializada em criar encontros românticos para solteiros que desejam um relacionamento amoroso e que se interessam por um método mais tradicional e pessoal, através de recomendações profissionais, em relação aos aplicativos de combinações do mundo virtual.
Essa arte traz o coração como protagonista, em uma versão atualizada de um dos mais antigos símbolos da humanidade. Em sua versão mais tradicional, o coração significa amor e, quando combinado com à chama, uma nova metáfora é adicionada. Nesse caso, a combinação dos símbolos, juntamente com o degradê de cores, pode simbolizar a eternidade da paixão (calor do fogo) e amor do casal (coração com duas partes que se encontram).
2 – Criação de identidade visual para Esculpir-se
Natália Filomeno é uma psicóloga que está sempre buscando a atualização profissional e encarou a consolidação de um logo personalizado, criado por um especialista, como uma forma de se destacar no mercado profissional. Nas palavras da cliente, o nome da marca, Esculpir-se, foi escolhido para representar, “um processo de terapia que o paciente vai lapidando suas dores e encontrando-se na sua melhor versão”.
Esse logo apresenta um símbolo abstrato que representa um balão de fala sendo esculpido, o que remete ao trabalho de autoconhecimento realizado em terapias. O balão de fala é preenchido de forma inusitada pra expressar as emoções e atrair mais engajamento através do diálogo da marca.
Isso é tudo por hoje. 😊 Espero que tenha curtido os exemplos de identidade visual e ideais do post e que tudo isso tenha te inspirado a alcançar ainda mais sucesso com a sua marca. O que mais você quer saber sobre branding e criação?