O momento em que estamos vivendo, pós-enchentes no Rio Grande do Sul, nos faz refletir sobre como começar um guarda-roupas do zero e as peças essenciais para presentear alguém que foi vítima. Nesse post, vamos falar sobre o guarda-roupas cápsula e como comprar com consciência, pensando naquilo que a faz verdadeiramente feliz.
Mas, afinal, o que é um guarda-roupas cápsula?
É uma coleção de roupas versáteis que foram cuidadosamente planejadas para maximizar suas produções uma vez que as peças combinam entre si, multiplicando os looks.
A relação entre autoestima e o guarda-roupas cápsula entra em cena quando você cria uma curadoria de peças em que o processo de “como usar” se torna muito agradável por valorizar o seu biotipo e a tornar mais confiante com suas decisões. Lembre-se que ao comprar aquela peça versátil de alta qualidade (que você ama!) isso significa investimento. Roupas clássicas, com caimento, toque e textura diferenciados se tornam um prazer de vestir, além de durarem muitas temporadas.
Outra vantagem dessa curadoria é fazer doações para quem mais precisa e manter aquelas peças que são especiais e te tornam mais feliz, consequentemente. Então, mãos à obra: identifique aquelas peças que você adora, ao mesmo tempo em que separa aquelas você não usa com tanta frequência e está pronta para agradecer e dar novo rumo. Ao ver as peças que você separou para manter no seu guarda-roupas, isso vai ajudá-la a definir o seu estilo, ao identificar as cores, modelagens e tecidos que condizem com seu estilo de vida.

O primeiro passo para fazer a seleção do que fica e o que é importante investir, é apostar no poder das peças em tons neutros que combinam com todas as outras cores, além de comunicar elegância. Os tons neutros incluem: preto, branco, cinza, tons terrosos (do nude ao café) e azul marinho. Considere também aquelas cores que realçam a beleza da sua pele e empoderam sua personalidade.
Básico nada básico! Invista nas peças essenciais de qualidade, com aquele toque agradável, para vestir muitas vezes, misturando com itens que você já tem e àquelas novidades que se adaptarão muito bem aos básicos.
Lembre-se de focar em roupas funcionais, versáteis e atemporais:
- peças funcionais priorizam conforto, praticidade e alinhamento com o seu estilo de vida.
- Versatilidade é combinar facilmente com outras peças, ter o poder de estilizar de diferentes maneiras e vestir em diversas ocasiões.
- Atemporalidade se traduz em peças clássicas que nunca saem de moda e a tornam ainda mais elegante.
Muitas vezes, o guarda-roupas cápsula é associado a um número específico de roupas, mas, na verdade, não existe uma regra específica para isso. O mais importante é soltar a sua criatividade, investir na sua imagem pessoal, com flexibilidade para escolher quantas peças quiser tendo em mente que serão peças que você ama e vestirá muitas vezes por elevarem sua autoestima. Outro erro comum é pensar que todos os itens precisam ser neutros e minimalistas, enquanto você pode, sim, incluir cores e estampas se estiverem alinhadas ao seu estilo e mensagem que deseja comunicar.

Inspire-se e invista em acessórios!
- Pinterest é uma fonte de inspiração para criar e recriar looks com peças que você já tem e aquelas peças tendência que você quer investir.
- Brinque com o poder dos acessórios e eleve a produção com brincos, colares, bolsas, cintos, sapatos etc.
Ao montar looks impactantes que estão alinhados com sua comunicação pessoal, não se esqueça de tirar fotos para usá-las como referências para dias em que não está tão inspirada e, até mesmo, para dar um “up” no astral com os seus looks favoritos.
Enfim, a mensagem mais importante desse post é investir em você mesma e na sua autoconfiança. Afinal, quando você se sente bem com a forma que está vestida, isso transmite confiança, uma energia contagiante a todos ao seu redor. Fica a dica para desenvolver sua imagem pessoal, manter e investir em peças que te façam verdadeiramente feliz. Ao criar o seu guarda-roupas cápsula, você tem o poder de fazer a diferença ao ajudar as vítimas que foram atingidas pelas enchentes, através de doações e, até mesmo, ao presentear com peças essenciais.
